Acessibilidade
Acessibilidade (em inglês, accessibility, geralmente abreviada para a11y â como "a", depois 11 caracteres e depois "y") em desenvolvimento web significa permitir que o maior número possÃvel de pessoas possam usar sites, mesmo quando as habilidades dessas pessoas são limitadas de alguma forma.
Para muitas pessoas, a tecnologia torna as coisas mais fáceis. Para pessoas com deficiência, a tecnologia torna as coisas possÃveis. Acessibilidade significa desenvolver conteúdo para ser o mais acessÃvel possÃvel, não importando as habilidades fÃsicas e cognitivas de uma pessoa e como ela acessa a web.
"A web é fundamentalmente projetada para funcionar para todas as pessoas, independentemente de seu hardware, software, idioma, localização ou capacidade. Quando a web atinge esse objetivo, ela é acessÃvel a pessoas com uma gama variada de audição, movimento, visão e capacidade cognitiva." (W3C - Acessibilidade)
Principais tutoriais
A área de aprendizagem de acessibilidade da MDN contém tutoriais modernos e atualizados que abrangem os seguintes fundamentos de acessibilidade:
- O que é acessibilidade?
-
Este artigo inicia o módulo com uma boa visão do que realmente é acessibilidade â isso inclui quais grupos de pessoas precisamos considerar e por quê, quais ferramentas diferentes pessoas usam para interagir com a web e como podemos tornar a acessibilidade parte do nosso fluxo de trabalho de desenvolvimento web.
- HTML: uma boa base para acessibilidade
-
Boa parte do conteúdo web pode se tornar acessÃvel apenas garantindo que os elementos HTML corretos sejam usados para o propósito correto em todos os momentos. Este artigo analisa detalhadamente como o HTML pode ser usado para garantir a máxima acessibilidade.
- Melhores práticas de acessibilidade do CSS e JavaScript
-
CSS e JavaScript, quando usados corretamente, também podem proporcionar experiências web acessÃveis. Eles podem prejudicar significativamente a acessibilidade se usados incorretamente. Este artigo descreve algumas melhores práticas de CSS e JavaScript que devem ser consideradas para garantir que até mesmo o conteúdo complexo seja o mais acessÃvel possÃvel.
- Noções básicas sobre WAI-ARIA
-
Dando continuidade ao artigo anterior, à s vezes pode ser difÃcil criar controles complexos de interface da pessoa usuária que envolvam HTML não semântico e conteúdo dinâmico atualizado por JavaScript. WAI-ARIA é uma tecnologia que pode ajudar com esses problemas, adicionando mais semântica que navegadores e tecnologias assistivas podem reconhecer e informar à s pessoas usuárias o que está acontecendo. Aqui mostraremos como usá-la em um nÃvel básico para melhorar a acessibilidade.
- MultimÃdia acessÃvel
-
Outra categoria de conteúdo que pode criar problemas de acessibilidade é multimÃdia â conteúdos de vÃdeo, áudio e imagem precisam receber alternativas textuais adequadas para que possam ser compreendidos por tecnologias assistivas e suas pessoas usuárias. Este artigo mostra como.
- Acessibilidade móvel
-
Com o acesso à web em dispositivos móveis sendo tão popular e plataformas populares como iOS e Android tendo ferramentas de acessibilidade completas, é importante considerar a acessibilidade do seu conteúdo web nessas plataformas. Este artigo analisa as considerações de acessibilidade especÃficas para dispositivos móveis.
Outras documentações
- Entendendo as Diretrizes de Acessibilidade do Conteúdo Web
-
Este conjunto de artigos fornece explicações rápidas para ajudar você a entender as etapas que precisam ser seguidas para estar em conformidade com as recomendações descritas nas Diretrizes de Acessibilidade do Conteúdo Web 2.0 do W3C (WCAG 2.0 ou apenas WCAG, para os propósitos desta redação).
- Introdução à cor e acessibilidade
-
Este artigo discute nossa percepção de luz e cor, fornece uma base para o uso da cor em designs acessÃveis e demonstra as melhores práticas para conteúdo visual e legÃvel.
-
Até agora, as pessoas desenvolvedoras web que queriam tornar seus componentes baseados em
<div>e<span>estilizados não tinham técnicas adequadas. A acessibilidade por teclado faz parte dos requisitos mÃnimos de acessibilidade, dos quais uma pessoa desenvolvedora deve estar ciente. - ARIA
-
Esta é uma coleção de artigos para aprender como usar Aplicações de Internet Ricas AcessÃveis (ARIA) para tornar seus documentos HTML mais acessÃveis.
- Lista de verificação da acessibilidade móvel
-
Este artigo fornece uma lista de verificação concisa de requisitos de acessibilidade para pessoas desenvolvedoras de aplicativos móveis.
- Acessibilidade cognitiva
-
Este artigo explica como garantir que o conteúdo web que você está criando seja acessÃvel a pessoas com deficiências cognitivas.
- Acessibilidade para distúrbios convulsivos
-
Alguns tipos de conteúdo visual web podem induzir convulsões em pessoas com certos distúrbios cerebrais. Este artigo ajuda você a entender os tipos de conteúdo que podem ser problemáticos e a encontrar ferramentas e estratégias que ajudam a evitá-los.